A Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA Museu é um dos maiores museus de arte da América Latina, aberto ao público desde 2018. Ocupa uma área de 25.000 m² no centro histórico da cidade de Itu, interior de São Paulo (Brasil), onde por muitos anos funcionou a Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, indústria têxtil de grande relevância econômica nacional.

Produzido em parceria com o Instituto Bem Cultural – IBC, o Museu Educativo: Acervo em Exposição foi idealizado no contexto de crise sanitária e isolamento social devido ao novo coronavírus (covid-19). Por meio de tutoriais explicativos, construção de produtos multimídia e jogos, a plataforma ampliará o entendimento e a apreciação das obras de arte apresentadas na mostra “Acervo em Exposição”. Assim, a ideia é estabelecer diálogos entre a Coleção Marcos Amaro e os repertórios dos públicos, que podem acessá-la de qualquer lugar do Brasil e do mundo.

Na exposição, os visitantes são apresentados a um recorte curatorial do acervo da FAMA Museu. Este é articulado a partir de questões políticas, técnicas, históricas e sociais que permeiam o local onde o museu está sediado (uma antiga fábrica têxtil na região de Itu), a arte contemporânea e suas linguagens. São pinturas, esculturas, fotografias e instalações de artistas tais como Adriana Varejão, Tunga, Hélio Oiticica, Carlos Vergara, Nuno Ramos, Sônia Gomes, dentre outros, que evidenciam (e potencializam) a interdisciplinaridade da arte por meio de temas relevantes e atuais. Além da visita presencial, cada sala da exposição também pode ser acessada pelo site da FAMA em um tour virtual, facilitando o uso da plataforma Museu Educativo, também disponível online.

Desenvolvedora do projeto, o Instituto Bem Cultural – IBC é uma Instituição de direito privado sem fins lucrativos, constituída em 2011 e sediada em Brasília (DF). O IBC é um espaço de reflexão das políticas e da gestão cultural, que busca o desenvolvimento territorial por meio da promoção dos ativos culturais, articulando o direito à cultura e à cidadania. Suas atividades se referem a execução direta de pesquisa, projetos e programas de Cultura.

A plataforma Museu Educativo reforça os propósitos do Observatório de Criação da FAMA Museu: difundir a importante coleção de um museu e formar seu público por meio do contato com a arte. Com ações culturais e educativas tal como esta, a FAMA mantém-se em diálogo com os maiores museus do mundo que, em tempos de pandemia, estabeleceram parcerias e alcançaram estudantes, professores e o público em geral mesmo à distância. Assim, a tecnologia é utilizada como mediadora de mudanças sociais, facilitando a experiência com a arte ao extrapolar os limites físicos e geográficos do museu.